top of page
Buscar
  • Myrna Brandão

InspiRHação: A emoção do "Som + Eu"

Você, profissional de RH, pode não ter se inscrito ainda, mas certamente sabe que o Congresso RHRio – pela primeira vez no formato virtual – acontecerá no próximo dia 20 de outubro.

Coerente com este nosso mundo sem fronteiras – e como sabiamente diz o filósofo francês Edgard Morin que “não há mais barreiras entre os saberes” – o Congresso terá uma programação extensa que mescla arte com ciência, ciência com filosofia e filosofia com arte.

No capítulo arte, a programação inclui cinema, teatro, poesia, literatura, música, esta última objeto deste texto.

Uma das atrações musicais será o Projeto “Som + Eu”, cuja linda e emocionante história compartilharemos com vocês a partir de agora.

Vamos a 2011, ano em que ele nasceu como um projeto social de Educação Musical para crianças, adolescentes e jovens do Rio de Janeiro/RJ, com a missão de promover a melhoria da qualidade de vida dos seus beneficiários, integrando-os a um circuito de atividades de desenvolvimento artístico e cultural e potencializando meios para que avancem na vida útil e profissional.

Corta para 2020 – nove anos depois – quando vemos que o Projeto não só manteve a essência de sua criação, mas se desenvolveu, cresceu e ampliou sua expansão atingindo famílias, comunidade, criando Orquestras Sinfônicas, Grupos de Sopros, reciclando material para construção de instrumentos, realizando parcerias e intercâmbios e, acima de tudo, demonstrando que a música, além de sensibilizar, emocionar e integrar transforma vidas.


Apenas como exemplos de sua abrangência hoje, o segmento “Sinta Só” já formou 7.000 professores da rede municipal de ensino e a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca – frutos do projeto – já tem um intercâmbio com a Espanha, em última análise, expandindo ainda mais suas fronteiras.

A escrita fria não consegue transmitir totalmente a emoção do “Som + Eu”, mas o brilho nos olhos de Valéria Chiara – quando fala do Projeto que coordena e o apresentará no Congresso – diz muito mais do que qualquer definição que poderia ser inserida neste texto.

Além da descrição que Valéria fará do Projeto – conduzido no Comitê Temático do Congresso por Renata Nahon – os participantes do RHRio 2.0.20 Digital terão a oportunidade ímpar de assistir também depoimentos de alunos impactados e se encantarem com a apresentação que o “Som +

Eu” fará durante a atividade com sua orquestra virtual.

Venha viver essa emoção e conhecer mais a fundo uma experiência que começou modestamente num pequeno grupo e hoje ganha muitos outros espaços distribuindo alegria, sintonia e transformando a vida de crianças e adolescentes, numa consequente contribuição para um mundo melhor e mais justo.



 

Myrna Brandão é cultura pura! Membro da Diretoria Executiva da ABRH-RJ e integrante do comitê temático do RHRio 2.0.20, não poderia ser outra pessoa a falar sobre esse projeto tão lindo!

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page