top of page
Buscar
  • Comitê RHRio 2.0.20

Por dentro das palestras: Bem estar mental pós pandemia: uma visão científica, imperativa e essencia

Atualizado: 8 de out. de 2020

Bem estar é um substantivo composto não só na classe gramatical. Esse painel vai nos trazer as diferentes vertentes sobre o bem-estar: a fisiologia, o corpo material e o conforto mental. Para uma análise científica, englobando os aspectos físico, mental e fisiológico, teremos a neurocientista Carla Tieppo. Já sobre a organização corporal na interação social, traremos a visão do ator Márcio Moura.

Garantir o bem estar aos indivíduos sempre esteve na pauta do RH, mas hoje se tornou imperativo e essencial. Para isto se faz necessário ter estratégias que contribuam para a segurança psicológica do colaborador neste momento de retomada, assegurando um ambiente acolhedor e empático (saudável). O ambiente de trabalho para algumas empresas mudou completamente e, em alguns casos, passou a ser dentro das nossas casas, ocupando a maior parte do dia e se misturando com a rotinas do lar.



O olhar de todos dentro da organização deve ter foco em implementar políticas que assegurem e suportem o colaborador nesta nova forma de trabalho, impactando positivamente no seu engajamento e nos resultados do negócio. Este cuidar faz com que os colaboradores se sintam acolhidos, confortáveis e dispostos a executar suas tarefas diárias, sendo mais produtivos.


O bem estar corporativo está relacionado à satisfação e empenho dos colaboradores dentro de uma organização, diante do reconhecimento de sua produtividade através de ações que garantam a qualidade de vida deste profissional. Além de condições favoráveis, o bem estar corporativo têm influência direta na redução de rotatividade da equipe devido à motivação e estimulação da produtividade dos seus colaboradores.


De modo geral, promover o bem estar da equipe está ligado ao investimento em um ambiente de trabalho seguro e adequado, com estrutura para o colaborador exercer sua função de maneira eficiente, com recursos e suporte suficientes. Seja no home office ou no próprio ambiente das empresas.


Para garantir o bem estar corporativo também é fundamental incentivar o cuidado com a saúde, seja física e mental. Investir em meios que garantam o bem estar corporativo deve ser considerada uma forte estratégia para o retorno do negócio e financeiro, pois uma equipe satisfeita e engajada produz mais, destaca-se da concorrência e conquista seus objetivos no mercado.



 

Artigo escrito em conjunto por Monica Esteves e Grace Paul, diretoras da ABRH-RJ e participantes dos comitês gestor e temático do RHRio 2.0.20.

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page