top of page
Buscar
  • Myrna Brandão

Por dentro das palestras: Diversidade na veia, case Starbucks

Atualizado: 2 de out. de 2020

Como já amplamente divulgado, a ABRH-RJ realizará o Congresso RHRIO 2.0.20 Digital em 20 de outubro de 2020.

Uma das atividades do evento será um painel da Starbucks sobre Diversidade e Inclusão com Erika Hamada, Gerente de Recursos Humanos e Sedenir Junior, Gerente de Marketing e Comunicação. Em entrevista para a ABRH-RJ, os executivos falaram sobre a missão da Starbucks, a cultura de inclusão que a Empresa pratica e o poder da comunicação no engajamento e amplificação da mensagem.


Leia a seguir a íntegra da entrevista e conheça um pouco mais de sua história.

ABRH-RJ A Starbucks é reconhecida pelo seu compromisso de manter uma cultura de inclusão, diversidade e equidade onde todos são bem-vindos, valorizados e respeitados. Poderia falar um pouco sobre a atuação da área de Recursos Humanos para criação dessa política e as ações que vem sendo desenvolvidas para sua manutenção?

Erika Hamada – “Antes de citar as políticas e ações, gostaria de reforçar que nossa missão é: “Inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez”. E um dos nossos valores atrelado ao tema é uma cultura de cordialidade e inclusão, onde todos são bem vindos. Abraçamos a inclusão e diversidade, recebemos e aprendemos com pessoas de diferentes origens e perspectivas.

É muito importante reforçar nossa missão e um dos nossos valores, porque esses pontos fazem toda a diferença em nosso dia a dia e para o engajamento da nossa liderança em abraçar a diversidade e inclusão.

Eu particularmente tenho grande apreço pela política de contratação de jovens aprendizes, porque estamos falando de jovens que ingressam no mercado de trabalho e dentro da nossa trilha de carreira, o próximo passo deles após finalizar a capacitação é a efetivação para a posição de barista.

Além disso, temos também programa de contratação de profissionais com deficiência, em que trabalhamos com Instituições reconhecidas no mercado. Neste programa, atuamos com a metodologia de emprego apoiado, onde fornecemos apoio não somente ao partner, mas também para a equipe em que ele trabalhará e seus familiares. Participamos ativamente de ações de responsabilidade social, onde fazemos parcerias com Instituições e buscamos sempre, na medida do possível, oferecer vagas a pessoas assistidas pelas mesmas.

Mas, como mencionei, a política por si só não sustenta a diversidade na empresa, o fato de termos nossa missão e valores ancorados no tema da diversidade e a forma como são praticados no dia a dia é que fazem toda a diferença. Ou seja, todos os nossos partners, e principalmente a nossa liderança já vive e respira diversidade.

Dessa forma, o meu trabalho como RH é muito mais fácil e claro, prazeroso, porque o engajamento já temos!”.


ABRH-RJ – Sabemos que a área de Comunicação e Marketing é fundamental para transmitir e divulgar iniciativas e valores sobre diversidade para toda a cadeia da organização e para a comunidade onde a empresa atua. Poderia falar um pouco mais sobre o papel dessa importante área no contexto?

Sedenir Junior – “A Starbucks tem o compromisso de ser um lugar de inclusão, diversidade, igualdade e acessibilidade. Acreditamos que todos somos diversos não apenas em gênero, raça, etnia, orientação sexual, deficiência, religião e idade, mas também em contextos culturais, experiências de vida, pensamentos e ideias. Na Starbucks, todos são bem-vindos, porque a diversidade nos torna mais fortes. No coração do nosso negócio, buscamos inspirar e nutrir o espírito humano – entendendo que cada pessoa traz uma experiência de vida distinta. Sendo assim, nós buscamos diariamente reforçar esses pilares em todas as áreas do nosso negócio, o que inclui, obviamente o trabalho de comunicação e marketing.

Acreditamos que a comunicação tem um poder de engajamento e de amplificação dessa mensagem, que alinhada aos valores da marca, tem o potencial de incentivar o diálogo sobre esses assuntos ao grande público.

Como marca, trabalhamos constantemente com o objetivo de sempre oferecer a melhor e mais completa experiência para os nossos clientes, e do ponto de vista de estratégia de comunicação e marketing, seguimos este mesmo preceito. Tudo o que pensamos e desenvolvemos visa oferecer o melhor para os nossos consumidores, seja no desenvolvimento de novos produtos, campanhas e produtos sazonais, bem como a mensagem da comunicação.


De xícara em xícara


O título do texto integra o do livro “Dedique-se de coração: como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara”, escrito por Howard Schultz – ex CEO, atualmente Presidente do seu Conselho de Administração e um dos seus maiores entusiastas.

Fundada em 1971 em Seatlle, Washington, EUA – e hoje presidida por Kevin Johnson – é constituída por uma grande cadeia de cafeterias com 26.000 lojas em todo o mundo.

O nome foi inspirado em parte pelo personagem Starbuck do livro Moby Dick, de Herman Melville e por um campo de mineração. Sua logomarca é um entalhe escandinavo do século XVI de uma sereia com duas caudas.

A primeira loja foi aberta para vender grãos de café de alta qualidade e equipamentos. Em 1972 quando Schultz entrou na empresa, sugeriu que vendessem café e expressos além de grãos, ideia que seria implementada mais tarde e está presente hoje em todas as suas lojas.

A primeira Starbucks no Brasil foi inaugurada em 01 de dezembro de 2006 no Shopping Morumbi em São Paulo. A segunda em dezembro de 2008 no Shopping Leblon no Rio de Janeiro.

Uma das razões do seu sucesso é o conceito de um “terceiro lugar”. Além da casa e trabalho, a Starbucks é um local onde os clientes podem simplesmente passar o tempo e/ou fazer outras mil coisas em seus confortáveis espaços. E, se desejarem, curtir um delicioso café e outras iguarias.


 

Artigo escrito por Myrna Brandão, membro da Diretoria Executiva da ABRH-RJ e integrante do comitê temático do RHRio 2.0.20.

267 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page